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segunda-feira, 24 de junho de 2013
Aumento do pedágio pode onerar consumidor do Rio.
Atenção moradores da regiao serrana Pedágio na BR-040 em Petrópolis, RJ, pode chegar a R$ 12
Aumento seria em decorrência das obras com a nova subida da Serra.
Hoje, o valor cobrado é de R$ 8.
"construção da nova subida da Serra de Petrópolis, Região Serrana do Rio, na BR-040, o gasto pode afetar o bolso do usuário que trafega na via e paga, atualmente, R$ 8 de pedágio. O preço já é considerado caro para um trecho que apresenta má conservação da pista, iluminação precária e falta de segurança. O valor, no entanto, por conta do alto custo das obras, pode ficar ainda mais caro e chegar a R$ 12.
Os 37 quilômetros da BR-040 entre Matias Barbosa e Juiz de Fora levaram sete anos para serem executados, consumiram R$ 162 milhões, dos quais R$ 42 milhões foram financiados pelo BNDES e ainda ocasionaram, entre 2001 e 2003, três aumentos de pedágio perfazendo mais de 15%. A duplicação da pista no trecho mineiro foi "trocada" pela Concer, concessionária que administra os 180 quilômetros entre Rio e Juiz de Fora, em detrimento da nova estrada de subida da Serra de Petrópolis, sob a alegação de que o perímetro em Minas registrava muitos acidentes. A concessionária, no entanto, foi questionada diversas vezes pelos atrasos no cronograma das obras que iniciaram estimadas em R$ 108 milhões e que deveriam ter sido concluídas em três anos.
"O aumento de pedágio, que pode chegar a R$ 12 e a prorrogação do prazo de contrato da concessionária em troca dos R$ 917 milhões que serão gastos com a nova pista da Serra ainda não estão descartados", denuncia o deputado estadual petropolitano, Bernardo Rossi, que pediu a abertura de uma comissão especial no parlamento estadual para acompanhar as obras e os gastos.
O parlamentar diz que o principal, além de cobrar a plena execução da pista e do contrato, é evitar que o usuário pague por uma obra prevista há 17 anos. "É o que aconteceu em Matias Barbosa. Todos nós pagamos a mais durante três anos. E ainda assim a Concer, sem dinheiro em caixa, teve parte da obra financiada", aponta.
“É o que queremos evitar na Serra. Descumprimento de prazos, majoração do pedágio e uma conta astronômica hoje já em R$ 917 milhões", argumenta. O deputado teme que seja lançada mão das três alternativas que a Concer apresentou para custear a construção da pista - que vai consumir R$ 45 milhões por quilômetro. "O presidente da empresa anunciou em setembro do ano passado à imprensa que 'as opções para tirar as obras do projeto seriam aumentar a tarifa, que aí vai para R$ 10 ou R$ 12; o governo colocar dinheiro; ou aumentar o prazo de concessão, que é a maneira mais simples'. Diante de um projeto que beira R$ 1 bilhão, o que tememos é que a concessionária e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) use os três recursos simultaneamente", completa Bernardo Rossi." Fonte G1
Além dos usuários arcarem com os custos, todos os produtos orti fruti granjeiros oriundos da região serrana que abastecem o Rio de Janeiro serão majorados no preço já por conta destes aumentos.
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