domingo, 8 de maio de 2016

Aquífero pode ter sido contaminado com 100 mil litros de chorume

Secretaria de Ambiente e Agronegócios de Seropédica afirmou que já emitiu sete autos de notificação para o CTR

O DIA
Rio - O Aquífero de Piranema, em Seropédica, na Baixada Fluminense, considerado um dos mais importantes do estado do Rio e com capacidade para abastecer toda a população carioca, corre risco de ter sido contaminado. Após denúncia anônima neste domingo, a Secretaria de Ambiente e Agronegócios de Seropédica constatou o vazamento de 100 mil litros de chorume provenientes do Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), que teriam ido parar nos córregos da região.
Luciano Santoro, subsecretário de Ambiente de Seropédica, foi no mesmo dia ao local da denúncia e constatou o estrago. Seguranças do CTR impediram por meia-hora a entrada do subsecretário. "Ainda não temos a real dimensão do estrago feito pelo vazamento. Mas o aquífero pode estar contaminado porque fizemos uma inspeção e vimos que houve um grande vazamento que poluiu córregos da região", afirma Luciano. 
A Secretaria de Ambiente e Agronegócios informou ter emitido sete autos de notificação e dois de constatação, para o CTR, que apontaram danos ambientais à região. O prazo de 48 horas dado pelo governo à direção da empresa explicar o que aconteceu termina na manhã de hoje.  O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) também foi notificado. "Já comunicamos ao Inea o que pode ser um grande desastre ambiental”, diz o subsecretário. 
Moradores da região informaram que o vazamento tinha iniciado no último sábado por volta das 19h após a chuva que caiu torrencialmente no município. Uma possível falta de energia teria desarmado os equipamentos, fazendo transbordar a elevatória que teria despejado os 100 mil litros de chorume no aquífero. 

Mário Moscatelli, um dos biólogos mais respeitados do país, desconhecia o problema e acabou surpreendido pelo DIA. Segundo o pesquisador, a situação da contaminação do aquífero, se comprovada, é gravíssima. "Onde o chorume bate nada sobrevive. Pobre da fauna que for contaminada", alerta. 
O biólogo, no entanto, não sabe dizer com precisão quais tipos de dejetos estão contidos no chorume. Ele afirma que a água, se contaminada, sofrerá alteração imediata. "A acidez da água é o primeiro ponto a ser percebido. Mas vai depender do tio de material depositado na região", diz.
Em nota, a assessoria da Ciclus Ambiental, proprietária do CTR, confirmou o ocorrido e disse notificou as autoridades ambientais e destacou que já conteve imediatamente o vazamento. A empresa informou que o dejeto atingiu área da própria CTR, que é impermeabilizada e atingiu também o início do Canal da Vila que foi totalmente limpo. A Ciclus afirmou ainda que o aquífero Piranema não foi atingido pelos efluentes e não corre risco de contaminação.
Reportagem de Marlos Bittencourt

Nenhum comentário: